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10 dicas para dormir bem no verão

10 dicas para dormir bem no verão

Em dias que a temperatura passa os 26 graus, podemos nos deparar com dificuldades para dormir. Isso porque essa variação de temperatura produz alterações na estrutura do sono e afeta nosso ritmo biológico.

Ainda que contamos com a ajuda do ar-condicionado ou ventilador para refrescar o quarto, alguns truques podem melhorar o sono nas noites de muito calor. Listamos 10 deles, confira:

1. Alimentos picantes

No período de férias, o descuido com a alimentação pode acontecer facilmente. Evitar o consumo de comidas ácidas e picantes é uma saída para manter o sono em dia, já que esses alimentos produzem uma sensação de enfartamento no estômago e dificultam a digestão. É preferível optar por sopas frias e saladas.

2. Cochilo depois da refeição

A sensação de cansaço e a vontade de tirar uma soneca podem aumentar no verão, devido às temperaturas elevadas. Por isso, o cochilo após a refeição deve ser de no máximo 30 minutos, a fim de não prejudicar a noite de sono.

3. Ingestão de água

Sabemos que beber água é fundamental para nossa saúde, principalmente na estação mais quente do ano. É aconselhável beber um litro e meio de água por dia para manter o corpo hidratado, afastando a fadiga que o calor produz.

4. Jantar regado a álcool

Quem já enfrenta problema para dormir, deve fugir de jantares acompanhados de bebidas alcoólicas. O álcool ativa o organismo e afeta diretamente o sono.

5. Situação do quarto

É importante arejar o quarto, contudo, limite o uso do ar-condicionado. Quando possível, abra as janelas e deixe o ar natural entrar.

6. Banho antes de dormir

Um banho de água fria antes de deitar na cama pode ser uma boa opção para combater o calor.

7. Beber uma xícara de chá

A passiflora e a valeriana são plantas consideradas calmantes naturais e indicadas para o preparo de chás. Considere beber esses chás para aliviar a ansiedade e ter uma ótima noite de sono.

8. Vestimenta para dormir

Prefira pijamas de algodão, de forma a impedir a transpiração excessiva.

9. Consumo de café à noite

Não beba café ou bebidas à base de cafeína no período noturno. Estas bebidas ativam o organismo, deixando o corpo mais desperto.

10. Mudança de rotina

É comum mudarmos a rotina durante o período de recesso, porém, é indicado manter sempre o horário da janta longe do horário de dormir.

Fonte: Portal Santista

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