fbpx
Agende sua consulta: (17) 3232-1544 | 99153-9837

Atividades físicas e de lazer para idosos

Atividades físicas e de lazer para idosos

Veja bem, a prática de atividades físicas regulares é recomendável para todas as idades, de forma a proporcionar saúde e felicidade. Na idade avançada, esta atividade passa a ser indispensável.

Atenção! As atividades físicas facilitam a oxigenação do sangue, o melhor trânsito sanguíneo pelas células vitais, o funcionamento mais ativo do cérebro, melhoria nas atividades motoras e melhoria no sistema muscular.

Por outro lado, as atividades físicas devem ser orientadas por médicos e acompanhadas por profissionais, seja na academia, no clube ou até mesmo em casa, cuidando-se para que sejam evitados os excessos. No caso de exceder a sua capacidade física, o idoso estará sujeito a complicações relacionadas a doenças cardiorrespiratórias agudas e a danos em sua estrutura óssea fragilizada pelo avanço da idade.

O lazer, por seu turno, é extremamente importante para o exercício da memória e trânsito dos hormônios responsáveis pela felicidade.

Fique atento(a)!

Nos dias atuais, engana-se quem acredita que o lazer para os idosos é ir até a praça dar milho para aos pombos e jogar dominó com os amigos. Estas atividades, além de não serem nada atrativas para os idosos, não cumprem com a função primordial do lazer, que é a de proporcionar pleno gozo do dia a dia, melhorar as condições de socialização, saúde e principalmente, a de aumentar a expectativa de vida.

Tanto isto é verdade que a terceira idade tornou-se uma promissora fatia do mercado, no qual agências de turismo, bingos, casas noturnas, entre outras alternativas de negócios voltadas ao lazer, vem se organizando para atendê-los adequadamente.

O simples desligar-se dos problemas comuns à idade e voltar-se para si próprio, seus interesses e expectativas, é um carregador natural de energia muito importante para esta fase da vida. Selecionamos algumas atividades indicadas para o lazer dos idosos:

Centro de Convivência para Idosos. Normalmente, grandes cidades mantêm junto às suas Secretarias de Desenvolvimento, serviços de atendimento aos idosos. O SESC é uma entidade presente na maioria das grandes cidades que oferece ações para a terceira idade, nas áreas de expressão artística, artesanato, literatura, cinema, recreação, trabalhos em grupo, desenvolvimento físico, entre outros.

Leitura de Livros. Para quem deseja ter momentos de lazer sem exigir esforço físico ou para idosos com limitações físicas, a leitura é o exercício ideal. Além de exercitar nossa ferramenta mais preciosa (o cérebro), cria momentos de enorme prazer. Caso o idoso não reúna condições de exercitar a leitura sozinho, é recomendável que a família adote o hábito de ler para o idoso histórias ou temas de interesse do mesmo.

Cinema e Teatro. Assim como os livros, ir ao cinema ou teatro pode proporcionar momentos maravilhosos, transportando-o para um mundo mágico de aventura, romance, comédia, drama. Esta atividade permite que o idoso interaja com outras pessoas e esteja a par da cultura.

Música. Além de fonte de descontração quando ouvimos ou cantamos uma música, é importante salientar que nunca é tarde para se aprender a tocar um instrumento. Começando por instrumentos básicos, como percussão, passando aos mais difíceis como violão e flauta, a prática apura os sentidos, aumenta a sensibilidade e coordenação motora, além de ser um elemento de socialização com amigos e familiares.

Dança de Salão e Bailes para a Terceira Idade. O aprendizado de ritmos traz grandes benefícios, pois exercita ao mesmo tempo o corpo e à mente. Não há restrição de idade para se começar a dançar, no entanto, é necessário consultar um médico para saber se o idoso está apto a frequentar estas aulas.

Passeios ao Ar Livre. Passeios com os filhos e netos, na beira do mar ou em parques, podem propiciar momentos de intenso prazer. Se possível, fazê-los acompanhado de exercícios de alongamento para evitar qualquer problema muscular.

Turismo. Viajar, em qualquer idade, é sempre um prazer. Hoje existem pacotes turísticos específicos para a terceira idade com incentivos de o próprio Poder Público, com um pequeno custo, de modo a estimular o idoso a sair de casa, conhecer novas cidades e regiões, fazer novas amizades e principalmente, divertir-se.

Agora é hora de refletir

– Quantas vezes tentei discutir com minha família, as diferenças de comportamento de cada geração?

– Alguma vez, já amenizei preconceitos evidentes de outras pessoas que convivem com meu idoso?

– Há um ditado grego que diz: “quando um pai dá a um filho, ambos sorriem. Quando um filho dá ao pai, ambos choram.” Reflita sobre este ditado.

– O que tenho feito para estimular meu idoso à prática de exercícios?

– O que tenho feito para estimular em meu idoso, a vontade de participar de atividades de lazer?

– Alguma vez tive que interceder para evitar agressões ao meu idoso?

– Alguma vez, já me irritei com meu idoso a ponto de discutir com ele?

– O que tenho feito para me acalmar quando não aceito alguma atitude ou comportamento do meu idoso?

– Meu idoso apresenta condições de permanecer sozinho em casa?

Então, o quê você tem feito para incentivar o seu idoso a ter prazer pela vida, após tanto tempo de luta e desafios? Pense nisto!

Fonte: Portal da Educação

Fechar Menu
WhatsApp chat