fbpx
Agende sua consulta: (17) 3232-1544 | 99153-9837

Cintura com 89 cm ou mais indica risco de saúde mesmo em mulheres com IMC normal

Cintura com 89 cm ou mais indica risco de saúde mesmo em mulheres com IMC normal

Ao invés de se preocupar apenas com os números da balança e com o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), talvez seja importante também prestar atenção a informações obtidas com a ajuda de uma fita métrica. Isso porque, segundo uma recente pesquisa da Universidade de Iowa, EUA, uma cintura mais larga pode indicar risco de saúde mesmo em mulheres que não são obesas.

Como o tamanho da barriga influencia na saúde

A concentração de gordura ao redor do abdômen, condição conhecida como obesidade central, pode ocorrer mesmo quando não altera o IMC de uma pessoa para a faixa de obesidade, explicou Wei Bao, médico e líder do estudo.

O trabalho científico, divulgado pelo JAMA Network Open, descobriu que um tamanho grande da cintura – cerca de 89 centímetros ou mais – aumentava significativamente o risco de morte prematura de mulheres com mais de 49 anos, mesmo quando elas apresentavam um IMC normal.

Os resultados sugerem que os médicos não devem apenas avaliar o peso, mas também para a forma do corpo ao avaliar os riscos para a saúde de um paciente, afirmou Bao em um comunicado de imprensa da universidade.

O número elevado da circunferência da cintura indicaria um acúmulo de gordura na região abdominal. Quem possui um IMC normal, mas uma circunferência da cintura grande, pode ter, portanto, maior porcentagem desse peso de gordura, em vez de músculo.

O estudo rastreou dados de mais de 156 mil mulheres dos EUA, com idades entre 50 e 79 anos, cuja saúde foi avaliada no período entre 1993 a 2017, como parte de um grande estudo nacional.

As mulheres que foram consideradas com IMC normal, mas tinham um tamanho de cintura grande, tiveram um risco 31% maior de morrer durante o período do levantamento, quando comparadas àquelas com um IMC normal, mas com uma cintura menor.

As duas principais causas de morte em pessoas com IMC normal, mas com grande tamanho da cintura, foram cardiopatias e cânceres relacionados à obesidade, de acordo com o relatório apresentado pelos pesquisadores.

Tamanho da barriga
– Tamanho da barriga importa mais do que o peso: veja limite saudável;
– Tamanho da barriga pode interferir no tamanho do cérebro, diz estudo;
– Barriga dura é um sinal bem perigoso que você não pode ignorar.

Por Paulo Nobuo
Portal Saúde VIX

Fechar Menu
WhatsApp chat