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Comida saudável: uma aliada da saúde no inverno

Comida saudável: uma aliada da saúde no inverno

Alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico são indicados para enfrentar a estação mais fria do ano

Aquecedor ligado, preguiça de sair debaixo das cobertas e vontade de comer uma sopa quentinha. Com as baixas temperaturas registradas em várias regiões do país, essa é a rotina de muita gente quando chega em casa. Enfrentar o ar gelado lá fora demanda muito mais do que várias camadas de roupas: é preciso manter a alimentação equilibrada para evitar as doenças oportunistas da estação. O organismo gasta muito mais energia para manter a temperatura corporal – e quem estiver com a imunidade baixa dificilmente escapa de gripes ou resfriados.

A boa notícia é que dá para se prevenir de forma saborosa. A famosa canja de galinha é um dos pratos sugeridos pela nutricionista Ana Paula Maia (CRN8 7754), da Clinipam. “O cozimento da carne libera a cisteína, um aminoácido não-essencial que auxilia a manter o bom funcionamento do sistema de defesa do organismo”, diz. Vale caprichar no tempero: o alho é reconhecido por sua ação anti-inflamatória e antibacteriana, além de conferir muito mais sabor a qualquer preparo.

Muita água e produtos da estação

Quem não tem o costume de tomar muita água deve aumentar a hidratação durante o inverno. O consumo de líquidos é recomendado em todas as estações do ano, afinal, a água contribui para que os nutrientes circulem pela corrente sanguínea. Se o termômetro dificulta a ingestão da água, há soluções igualmente eficazes, como um bom chá. Ana Paula explica que a bebida ajuda a aliviar os sintomas de desconforto nasal, favorecendo a secreção do muco. E conta que o prato colorido é ainda mais importante: “frutas, verduras, legumes e grãos integrais são fundamentais para fortalecer a imunidade”.

A nutróloga Raquel Branco Breda (CRM 22744), também da Clinipam, complementa com uma superdica: aproveitar produtos sazonais. “Por respeitarem o ciclo natural de amadurecimento, os “frutos da época” são mais saborosos e mais ricos em nutrientes. Vale apostar em carambola, kiwi, laranja-lima, tangerina, abóbora, cogumelos, agrião, couve e mandioca, por exemplo”, recomenda.

Dicas para incluir alimentos que fortalecem a imunidade

Além da canja de galinha, as sopas também são repletas de nutrientes e têm tudo a ver com o inverno. A nutróloga Raquel destaca que é a combinação de hábitos saudáveis que garante mais resistência ao organismo diante das baixas temperaturas. “Isoladamente, nenhum alimento previne doenças como a gripe. Mas manter um estilo de vida equilibrado certamente contribui para passar o inverno com tranquilidade”, sinaliza.

Ingerir frutas, folhas e leguminosas in natura e em temperatura ambiente é uma das principais dificuldades na temporada de frio. É o que faz muita gente deixar o cardápio saudável para depois e apostar em alimentos quentes e gordurosos. A nutróloga da Clinipam diz que, nesses casos, é melhor refogar legumes e verduras ou cozinhá-los no vapor: “o cozimento reduz a quantidade de vitaminas e minerais, mas ainda é a opção mais indicada; muito melhor do que simplesmente excluí-los do cardápio”, conclui.

Por Clinipam
Portal G1

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