fbpx
Agende sua consulta: (17) 3232-1544 | 99153-9837

Veja 5 formas de combater e evitar o colesterol

Veja 5 formas de combater e evitar o colesterol

O colesterol é um problema que todo mundo conhece, embora poucos deem a devida importância. Mas, silencioso, ele atinge parcela grande da população. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que quatro em cada dez brasileiros têm níveis elevados de colesterol, o que representa 40% da população ou 60 milhões de pessoas. Com o colesterol, entretanto, estão associadas outras doenças, tais como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“É que o colesterol se aloja nas artérias e forma placas de gordura obstruindo-as, o que leva a um aumento da pressão arterial e, consequentemente, pode causar derrames e outros problemas no coração”, explica a médica Paula França Müller, especialista em saúde da família e pós-graduanda em dermatologia pelo Instituto Superior de Medicina (ISMD), de São Paulo, além de integrar o corpo de professores da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

O brasileiro precisa, de acordo com Paula, estar mais preocupado com a saúde: o estudo da SBC mostra que 11% das pessoas nunca fez exame de colesterol e quase 70% só o realizou depois dos 45 anos de idade. “Não dá para não cuidar da saúde. É preciso fazer exames regularmente e ter um acompanhamento médico, além de fazer exercícios com frequência e cuidar da alimentação”, ressalta a médica. Por isso, ela elencou cinco formas de combater o colesterol. Confira:

1. Reduzir a gordura saturada: “Muita coisa gostosa tem colesterol, como alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados). Por isso é preciso optar por itens mais magros, tanto em relação às carnes quanto em relação aos queijos.”

2. Faça atividades físicas: “Não tem forma mais eficaz de queimar a gordura corporal e reduzir o colesterol. Exercícios aeróbicos são os mais indicados. Assim, tudo melhora: condicionamento, pressão arterial, peso, etc.”

3. Evitar o fumo: “Substâncias nocivas do cigarro contribuem para oxidar partículas de colesterol, que podem inflamar as artérias e formar placas de gordura. O resultado? Vasos entupidos, que elevam a possibilidade de infarto.”

4. Consuma Ômega 3: “Com função anti-inflamatória, o ácido graxo diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL). E pode ser encontrado em peixes como sardinha e salmão.”

5. Aumenta a ingestão de fibras: “É um tipo de alimento que ajuda o organismo a excretar mais gordura do que absorve controlando os níveis de colesterol no organismo. Aveia, chia e caqui ou chás de leguminosas são ótimas opções para encontrar o nutriente.”

Fonte: Portal Bonde News

Fechar Menu
WhatsApp chat